Currículo Resumido

Marionilde Dias Brepohl de Magalhães
Marion Brepohl de Magalhães
Marion Brepohl

Nasceu em São Paulo, filha de João Dias dos Santos e Jayméa Reis dos Santos. Graduou-se em História e em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1980).

Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1982).

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1993).

Pós-Doutora em História pela Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne), Paris, França e pela Universidade Livre de Berlim (1999-2000).

Professora do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná.

 


Marionilde Dias Brepohl de Magalhães, que mais freqüentemente assina a abreviatura de seu nome, Marion Brepohl, é professora universitária e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Tem experiência na área de História, com ênfase em História Política, desenvolvendo principalmente os seguintes temas: comportamento político, ditadura, nazismo, imperialismo e racismo.

O recorte teórico de seus estudos, principalmente no período mais recente, diz respeito ao papel dos sentimentos, das sensibilidades coletivas e da sensibilidade do intelecto como momentos éticos de decisiva importância no atuar dos sujeitos (coletivos e individuais) na esfera pública.

Dentre os temas mais importantes de seus estudos, destacam-se: História Política do Paraná; Pangermanismo no sul do Brasil; aparelhos repressivos e ditadura militar no Brasil; colaboracionismo e delação ao longo do regime militar; literatura ficcional alemã e imperialismo; presença alemã na África.

A pesquisadora é também assídua leitora da obra de Hannah Arendt.

 

É membro dos seguintes grupos de pesquisa:

 

Sobre sua produção científica, ver:
http://lattes.cnpq.br/2049493954300365

———————
Ver principais publicações de Marion Brepohl